Para aqueles que pretendem obter a melhor imagem possível ou aqueles que estão começando a instalação do seu Newgen+, aqui vai um passo a passo com a melhor configuração possível para cada tipo de conexão.
Você pode ler aqui ou imprimir o anexo.

A. Conexão com cabo HDMI
(high definition media cable ou cabo de mídia de alta definição)

1) Esta conexão é a que dá a melhor qualidade de imagem e som, as apresentadas abaixo tipo B e C são inferiores a esta.
2) Em primeiro lugar averigue se seu televisor tem entrada para este tipo de cabo (TVs retangulares mais modernas já tem este dispositivo de fábrica, TV de tubo é outra história).
3) Se sim continue aqui, se “não” passe para a conexão tipo B.
4) Iniciando: com tudo apagado conecte o cabo RCA amarelo (vídeo), e os de áudio vermelho e branco (ou preto depende da marca do cabo) nas respectivas entradas AV da TV e na saída do deco Newgen+. (Pelo menos entrada AV sua TV tem que ter, senão, nem compre deco digital, fique na antena tipo espinha de peixe assistindo FTA com chuvisco até comprar uma TV deste século.
5) Ainda desligado conecte o cabo HDMI no televisor e no deco nas devidas entradas e saídas.
6) Ligue a TV e o deco e ajuste a sua TV para pegar no AV, configurado de fábrica é ali que ele deve funcionar, consequentemente também deve-se conseguir ver a imagens ajustando no HDMI.
7) Deu imagem, se sim vá para o passo seguinte. Se “não” vá para a conexão tipo B, pois pode estar no modo varredura, nunca se sabe.
8) Uma vez visualizada a imagem, no controle remoto do deco aperte MENU, entre com a senha 0000 de fábrica ou a sua se você já mudou.
9) Selecione CONFIGURAÇÃO STB, depois CONFIGURAÇÃO SAÍDA.
10) Na tela que aparece configure da seguinte modo;
_Tipo de TV: NTSC 443 (quem quiser pode testar outros modos, mas este é o melhor para TVs LCD, Plasma ou LED porque opera em 60Hz dando uma definição de 720X480i)
_ Modo ecrã (tela) de TV: 16:9 Wide Screen - em televisores retangulares vai preencher a tela toda evitando aquelas faixas pretas em cima e abaixo da imagem, o que com os anos ocasiona a queima da TV, estas faixas só aparecerão em programas que foram gravadas em outro modo.
_ Modo ecrã (tela) de TV: 4:3 Leter Box – é o melhor modo para televisores de tubo ligados com cabos RCA ou Vídeo Componente, também preenche a tela toda na melhor resolução evitando o problema acima descrito.
_ Video change option: Blank – as outras opções aumentam os travamentos, esta é a melhor já testada, com ela praticamente acabei com os travamentos no meu deco.
_ 0/12V : Desligado - não influencia na recepção, mas como ninguém encontrou utilidade para estafunção então deixaremos na posição desligado.
_Chanel NR: Normal – a outra opção pode ser usada, mas é complica para achar os canais.
_OutMode (modo de saída) CVBS - neste modo se pode ver com HDMI e RCA (AV), no modo YPbPr, só se tem imagem com cabos Vídeo Componente.

Feito tudo isso, de OK para sair dos menus, possivelmente a imagem não vai aparecer, isso é normal, pois alteramos o modo de saída. Desligue o Newgen+ no controle e ligue novamente, vai florir com boa imagem e deve diminuir os travamentos, tanto no AV quanto e principalmente no HDMI.
No menu do seu televisor selecione a opção HDMI e sirva-se das imagens digitais SD (standart definition).

Não deu certo!!!
Volte e configure o OutMode corretamente conforme foi descrito acima depois lembre-se de desligar e religar o deco novamente.

Neste mesmo Tópico, no Post “TELA PRETA NO NEWGEN+” você encontrará uma dica importante para quando a imagem desaparecer e a tela ficar “PRETA” sem mais nem menos, é ali que você encontrará uma ajuda passo a passo para solucionar o problema, mas a maior questão é... como entrar no menu se na tela não aparece nada? Leia o Post.

B. Conexão com cabo Vídeo Componente
(Cabos verde, azul e vermelho)

1) Com estes cabos a imagem fica boa, mas perde muito na nitidez e brilho prejudicando muito a beleza e riqueza dos detalhes que podem ser vistos nas conexão com HDMI.
2) Pra conectar este tipo de cabo não precisa desligar a TV, desligue apenas o Newgen+.
3) Averigue se seu televisor tem entrada para este tipo de cabo, se não tiver, esqueça, só vai dar por AV, leia o próximo tipo de conexão.
4) Uma vez identificado as devidas entradas e saídas nos aparelhos conecte os cabos conforme a cor, conecte também os outros dois cabos que vão no áudio.
5) Feito isso, ligue sua TV no AV e efetue os passos 8 e 9 da conexão tipo A acima.
6) Siga também o passo 10 acima, faça tudo conforme descrito ali, exceto no OutMode, ali você seleciona YPbPr, dá OK e sai do menu, a imagem vai desaparecer, a tela vai “ficar preta”, mas não se descabele por isso, apenas sintonize seu televisor para receber imagem pelo Vídeo Componente, pelo controle remoto desligue e religue o seu Newgen+ e curta as flores.
7) Pra voltar a ver por HDMI ou AV, entre novamente no menu e altere o OutMode exatamente como descrito no passo 10 acima.
8) Após sair do menu, desligue e religue o deco novamente.

Obs.: Dependendo da marca da TV, tanto das TV tubo quanto retangulares, esta pode não ser melhor opção de conexão, na falta de um cabo HDMI, as vezes compensa deixar ligado no AV com os cabos RCA, pois há relatos de que não houve melhora na imagem e até que piorou quando ligado em V. Componente. No meu caso, na minha TV LCD a imagem com V. Componente ficou boa, sem aquele “esfuminho” sobre a imagem que aparecia com cabos RCA. Mas depois que comprei um cabo HDMI os demais me pareceram medievais pela qualidade e nitidez de imagens que obtive.


C. Conexão com cabo RCA
(Cabos amarelo, branco e vermelho)

1) Esta é a configuração que já vem de fábrica, é a mais simples de todas, consequentemente tem a imagem mais inferior de todas as configurações.
2) Com o deco desligado, ligue os cabos conforme a cor na TV e no Newgen+ .
3) Ligue os dois e curta as flores. Não é uma imagem com muita definição, mas já é uma imagem bem superior a que se pode conseguir em canais analógicos.

Obs: Na realidade a conexão com cabo HDMI também já vem de fábrica, o problema é que nem todos tem este tipo de cabo, que custa hoje entre 25 Reais no camelô e 45 Reais em lojas do ramo. Então quando podem pesquisam e se informam e acabam instalando o cabo V. Componente para ter um certo ganho na qualidade de imagem, depois não conseguem configurar para HDMI, pois não está escrito no menu e ninguém divulga que basta conectar o HDMI e configurar o deco como estava, voltando o OutMode para CVBS.

Galera, só pra reforçar: independente do cabo usado, para diminuir as travadas que são tão discutidas neste site, é importante que o Video Change Option esteja no Blank.

Tem gente que não acredita ou me chama de sortudo quando digo que estou com meu Newgen+ florindo com praticamente nada de travas desde o apagão de 26/1, com sinal caindo só com tempestade ou com estes apagões nacionais que tivemos recentemente, mas depois de reinstalar a versão 2.0, foi alterando para esse Blank que consegui isso. Se ponho noutra opção meu deco começa a travar direto.

Tudo o que foi escrito aqui é de minha autoria, feito voluntariamente para ajudar os membros deste site, Atualizasat.com, com muita pesquisa em fóruns, conversas com colegas do site e técnicos daqui da minha região. Todos os modos foram testados e não causam nenhum dano ao aparelho ou à TV, pelo menos nenhum dano irreversível, talvez sim deixe você um pouco louco e com dor de cabeça, mas não vai te matar.

Bom proveito a todos.